Descrição
Medo não há!
Se Yuri Gagarin foi o primeiro ser humano a descrever nosso planeta do espaço, José Lutzenberger teve a prioridade de explicar (nos cinco continentes) por que a Terra é azul. E alertar que essa atmosfera que nos circunda, e faz também azuis as montanhas vistas de longe, é como uma capa mágica que protege a vida. Destruí-la é uma insensatez, como ele afirma em sua primeira conferência pública na inauguração da Agapan (Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural): As fotos que os astronautas trouxeram da Lua causaram uma tremenda impressão nos ecólogos daqui. Por quê? Elas mostram pela primeira vez um quadro de nossa minúscula Terra, com suas limitadas fontes de matéria-prima, a tênue capa atmosférica e sua vulnerabilidade a abusos.
Desde esse dia de 1971, até sua morte, em 2002, Lutz, como o chamavam os amigos e admiradores, lutou com todas as suas armas contra os que destroem a natureza. E foram elas o conhecimento científico, como Engenheiro Agrônomo, a inteligência, a facilidade de comunicação oral e escrita, a teatralidade (quando necessária) e, principalmente, a coragem de enfrentar adversários capazes de tudo na defesa de seus venenos lucrativos.
Este livro, escrito por meus alunos num delicado momento da vida brasileira, em que arriscamos perder o muito que conquistamos em meio século de defesa do meio ambiente, é dedicado a Lutz, mas também a Henrique Roessler, Magda Renner, Giselda Castro e a todos os que lutaram e ainda lutam pelos mesmos ideais, expressados por Lutz no I Fórum Social Mundial: Ambiente e justiça social são duas faces da mesma moeda.
Liderar este grupo de escritoras e escritores foi uma das mais fantásticas experiências literárias da minha vida.
Nós vamos prosseguir, companheiro. Medo não há!
Alcy Cheuiche
Porto Alegre – Primavera de 2019.