Descrição
Através de sua experiência comprova que “sem um desenvolvimento cientificamente planejado e executado por profissionais competentes, a criança não estará pronta para uma alfabetização eficiente na idade esperada”. Também conclui que sem ser eficiente e eficazmente alfabetizada a criança leva deficiências para as aprendizagens subsequentes.
Como resultado de nove anos de efetivo trabalho de desenvolvimento infantil através dos Laboratórios de Desenvolvimento, a autora mostra ser impossível fazer esse trabalho sem envolver o ambiente interativo da criança: família-escola-comunidade, e o projeto mostra como fazê-lo.
As pesquisas publicadas no terceiro volume desta obra confirmam que as crianças cientificamente desenvolvidas pelos Laboratórios se adaptaram bem à escola, foram com facilidade bem alfabetizadas, apresentaram as melhores performances no currículo escolar, não repetiram séries e apresentaram melhor comportamento social. Coincidiram com a melhor participação da família na educação dos filhos.
Conclui assim que “desenvolvimento humano, alfabetização eficaz, rendimento escolar e comportamento social são variáveis interdependentes”.
Diante dos novos rumos que a educação nacional está tomando, com a Alfabetização na Hora Certa e a Regulamentação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (emenda de 2009), que antecipam a obrigatoriedade da criança na escola de 6 anos para 4 anos de idade cronológica, a autora observa um movimento rumo à sistematização da Pré-Escola, o que nesta obra ela demonstra desejar.
Desse modo, a presente experiência sobre Educação Infantil se reveste da maior utilidade na inserção da Pré-Escola no Sistema Nacional de Educação, não apenas como modelo para as escolas das periferias, mas fundamentalmente para a capacitação científica do Professor de Educação Infantil, em todo o território brasileiro.