Descrição
Segundo o representante chinês, para Pequim, “o novo modelo de relações internacionais rompe com o paradigma tradicional em que os países mais fortes buscam hegemonia ou se envolvem em um jogo de soma zero. E abandona a mentalidade da Guerra Fria, que divide o mundo entre amigos e inimigos, aliados e antagonistas.”
“Vamos abrir um novo caminho de interação entre países ditado por diálogos em vez de confrontos, por parcerias em vez de alianças. Não temos a intenção de desafiar ou substituir ninguém, nem mudar o mundo, exportar modelos institucionais ou engajar-nos em confrontos ideológicos”, agregou.
O livro é uma coleção de textos publicados pelo autor sobre negociações contemporâneas entre diferentes países no mundo atual, sem que estas, necessariamente, se assemelhem ao “tecer de uma teia tênue”, provocada pelo cantar dos galos da madrugada.
Após recorrer à metáfora do poeta e diplomata brasileiro, de que “um galo sozinho não tece uma manhã”, Wanming o representante da RPC, faz analogia com a atual inserção internacional de seu país.