Descrição
A VIDA COMO NUM FILME - Francisco Marshall - As palavras e imagens passam em um fluxo, e mesclam-se história e memória, os fatos vividos e minha parte neles, o que aconteceu e o que lembro, o que foi, o que é e o que poderia ter sido. O país em transe e eu vagando nas ruas da cidade, onde hoje me vejo, e penso o que fui, o que desejaria ser e o que precisamos saber destas tramas do tempo e da vida.
É assim que Pedro Morè compõe, com engenho, a trama de Sessão de cinema, o tocante livro que tens em mãos. Sua leitura produz em nossas mentes o fluxo de imagens, as projeções de um olhar sensível e a constituição, em episódios sociais e mentais, de um sujeito histórico denso e lúcido, ciente dos dramas em que vivemos, hábil em pintar quadros e instigar pensamentos.
Trata-se de história e memória, com a marca objetiva de uma e o fluxo subjetivo de outra, temperados com sutileza e aguda consciência por Pedro Morè. Da história, os fatos e as tensões do tempo; da memória, os sentimentos, percepções e imagens da história e também as nuances e prazeres da arte, com estética, dons de uma narrativa fluente e livre. Eis o programa desta Sessão de cinema, livro digno da sétima arte, roteiro e direção de Pedro Morè.