Descrição
Os Dois Lados do Espelho reflete a trajetória de um grupo de analistas implicados, tanto no processo analítico de um casal, quanto na criação de um dispositivo de trabalho e investigação que resulta em uma rica e afetiva experiência de subjetivação. E também em preciosas ferramentas que os autores se disponibilizam a compartilhar de forma corajosa, franca, simples, mas profundamente intensa.
Mas como se transmite uma experiência?
A experiência do entre não é redutível à soma das partes. Ela é potência, devir, desterritorialização, desacomodação.
Este é o testemunho vivencial que permeia a escrita e que coloca à disposição do leitor um conjunto de ferramentas teóricas e técnicas que auxiliam o pensar e trabalhar a partir do vincular.
Historicamente, a Psicanálise Vincular foi considerada como psicanálise extramuros ou como psicanálise aplicada. Hoje, no entanto, coloca-se como uma psicanálise de fronteira, que une e separa formulações psicanalíticas individuais e formulações psicanalíticas grupais. Partindo dessa posição, propõe conceitos diferentes que recobrem ambos os espaços.
Essa posição se sustenta em um permanente trabalho de interrogação da psicanálise que faz a teoria trabalhar a partir de dentro e que propicia a revitalização desses preciosos legados que herdamos de Freud.
Por esse e tantos outros motivos que este livro é muito bem-vindo para todos os que buscam uma psicanálise contemporânea. - Angela Piva