Descrição
Como seres humanos, animais racionais, coabitantes do planeta Terra, a maior contribuição que podemos deixar às futuras gerações não é o acúmulo de riquezas, o sucesso profissional ou a quantidade de seguidores que conquistamos; mas são as nossas memórias após vidas bem vividas. É através das histórias contadas que as gerações futuras serão capazes de aprender, evoluir e escolher caminhos para a continuidade da civilização. Esta é a importância do trabalho de Blau Souza no livro Octoginta.
O autor relembra sua infância campeira na Estância do Sobrado, em Lavras do Sul; a conquista da tão sonhada vaga na Faculdade de Medicina e a mudança para Porto Alegre; tempos de pioneirismo na cirurgia cardíaca brasileira, com passagem pela Cleveland Clinic, nos Estados Unidos; as aventuras e emoções da formação de uma família; e, finalmente, a conquista da aposentadoria e a descoberta de novos prazeres. Blau nos oferece uma valiosa oportunidade para refletir sobre princípios, a jornada da vida e a tão complexa busca da felicidade.
Em seus oitenta anos, podemos retratá-lo como cirurgião, escritor, produtor rural, apreciador da natureza, pai, marido, avô, dentre muitos títulos. E cada um deles carrega uma importância e representa uma conquista na vida de Blau Souza. Mas, além de tudo isso, ele é um exímio contador de histórias. E será através delas que seu legado permanecerá marcado na eternidade.
Frankinho (Franklin de Souza Vasconcellos Martins).