Descrição
UMA ESTRUTURA SEM BASE - “84.236 estudantes não satisfizeram as exigências da Língua Portuguesa em relação à REDAÇÃO nos exames do ENEM – dos candidatos às Universidades Públicas do Brasil” (Jornal Hoje da TV Globo, 9/5/2017).
Porém, deve-se considerar que esse número já chegou a meio milhão enquanto não havia o atual critério de aprovação de “apenas não zerar na redação”.
Diante desse fato é pertinente admitir que a Educação brasileira está banalizando a função e o legítimo valor da Língua Portuguesa como base do sucesso curricular e naturais aprendizagens humanas.
Há a necessidade da formação de um senso comum dos educadores a esse respeito, pela gravidade da situação, que reverte em prejuízo também na qualidade do ensino acadêmico, o que já se faz notável pela reprovação de profissionais nos exames que permitem o ingresso legal na sua classe profissional.
Em contrapartida, caso grave e que corrobora com a situação caótica em que se encontra atualmente a Educação brasileira e que inclui a falta de formação da cidadania é o problema que se torna repetitivo nas minhas comunicações pedagógicas: o da falta de incentivo à Pesquisa Educacional e de sua função essencial no suporte científico dos Planejamentos. A PESQUISA é instrumento básico e essencial. Basta apenas observar a nacionalidade dos autores das pesquisas experimentais em Educação e Psicologia Educacional nas bibliografias dos autores brasileiros.
Com este livro, Leitura Significativa e Alfabetização Plena, a autora pretende subsidiar a Educação Nacional, embasando cientificamente suas três obras já editadas sobre Desenvolvimento Infantil, em que sempre busca a conexão Realidade Social x Ciência x Experiência, que constitui o tripé que deve suportar com eficiência e eficácia os planejamentos educacionais rumo à evolução e ao sucesso dos sistemas de educação.